Em NOVEMBRO somos todos AZUL
o Novembro Azul visa conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Publicado em 01/11/2023 00:00 - Atualizado em 31/10/2023 10:31
Nesta quarta-feira. 1º de novembro inicia uma das campanhas mais importantes de câncer e conscientização sobre doenças masculinas. O novembro Azul visa conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer nesse público. Para o triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71,7 mil novos casos por ano. Por isso, a necessidade de reforçar que o diagnóstico precoce possibilita melhores resultados no tratamento.Estatísticas mostram que um em cada nove homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida. Por isso anualmente a campanha Novembro Azul se torna essencial pelo alerta da saúde masculina.
Em Alpercata, conforme de costume, a Secretaria Municipal de Saúde, vai trabalhar o tema, através de suas equipes, com o objetivo de alertar os homens acima dos 45 anos, que eles precisam procurar ajuda médica, para investigar a doença. São exames simples e acessíveis a todos. O câncer de próstata é uma doença silenciosa e se descoberta e tratada logo no início, a doença tem o índice de 90% de cura.
Dois exames são importantes para detectar o câncer de próstata. Um deles exame de sangue é realizado através de coleta de uma amostra do sangue venoso, que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, o antígeno prostático específico (PSA, na sigla em inglês). Ainda há o exame do toque retal, que dura cerca de 10 segundos, é feito de forma segura e no próprio consultório médico.
No Brasil, a campanha do Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino e incentivar os homens de ir ao médico. Procurar auxílio médico, realizar exames de rotina e fazer o exame de toque se for necessário, são as recomendações de todas as organizações que passaram a realizar a campanha.
Existem dois exames iniciais, que têm grande importância para o diagnóstico do câncer: o exame de sangue, por meio do Antígeno Prostático Específico (PSA), e o exame de toque retal. Quando associados, esses exames podem dar uma segurança de cerca de 90% ou mais, auxiliando no diagnóstico precoce da doença.
De acordo com o Inca, em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata - dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para avaliação individualizada. Aqueles com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.
Ainda segundo o Inca, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente a hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
por Secretaria de Governo e Comunicação